Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dia Escolar da Não Violência e da Paz


Dia Escolar da não Violência e da Paz

Olá a todos!
Hoje escrevemos para vos contar algumas actividades que fizemos para o Dia Escolar da não Violência e da Paz.
Perto do Natal fizemos as searinhas com a turma do 2ºano D. Levamos as searinhas para casa e colocamo-las no presépio. No inicio do ano fomos cantar as Janeiras para desejar um bom ano a todos e explicámos o significado das searinhas: é um hábito tradicional do Alentejo, que quer dizer e desejar que nunca falte o pão em nenhuma casa.
Na quarta feira dia vinte e sete de Janeiro, na Hora do Conto, lemos o livro O Pássaro da Alma. Fizemos um marcador de livros e um cartaz com vinte e uma gavetas: paz, sossego, felicidade, raiva, amor, tristeza, liberdade, bom humor, mau humor, fala, alma, família, sono, preguiça, sorriso, escrita, leitura, silêncio, trabalho, estudo e amizade.
Fizemos também o fermento para o pão com os colegas das duas turmas do 2ºD e 2ºC.
Na quinta feira amassámos a massa para fazer o pão. A Dª Domingas, que é a nossa cozinheira, pôs o pão no forno no final da tarde.
Na sexta feira, ao almoço provámos todos um bocadinho de pão. Alguns colegas não gostaram porque estão habituados ao pão muito molinho. O nosso pão era mais rijo porque foi feito com três tipos de farinha: trigo, milho e centeio. Lemos também mensagens, feitas pelos alunos do 2ºD, sobre o dia Escolar da Não Violência e da Paz.
Na nossa sala, durante a tarde, fizemos meditação e Mandalas com a sobrinha da Eunice, a Vânia e com a sua colega Francisca. As duas estudam na Faculdade de Medicina Chinesa. Ficámos a saber como se faz as Mandalas e que eram as crianças chinesas que as faziam enquanto os pais meditavam. Aprendemos que é muito importante estarmos concentrados.
Gostávamos que a Vânia e a Francisca voltassem à nossa sala!
Até breve!

A turma do 1º e 4º anos A

1 comentário:

  1. Olá meninos, professora Eunice e seguidores do blog!
    Também gostei bastante da nossa tarde especial, poderemos repetir certamente, e com outras actividades, que até já temho em mente.
    O importante a reter deste dia é que, como poderam ouvir, a paz pode ser muita coisa e entendida de várias formas. Estar em paz pode ser não termos conflitos com os países visinhos ou com o resto do mundo.Pode ser também, termos a nossa família por perto, ou um abraço de um amigo, fazermos aquilo que queremos..... mas também pode ser sentirmo-nos bem com nós mesmos.
    A forma que as pessoas encontram para alcançar a paz também pode ser diferente, mas aquilo que realizamos em aula, foi igual para todos. Fizemos meditação sentada e desenhámos mandálas e tentámos, pelo menos, naquele momento, estar em paz. E foi bem conseguido! Todos se portaram muito bem, e ouve bastante adesão por parte dos alunos.
    A história das mandálas..... Antigamente, os chineses,enquanto praticavam Qi gong ou tai chi, davam espirais às crianças para se entreterem a desenhar mandálas. Mas com o passar do tempo perceberam que as criancinhas começaram a ficar demasiado autónomas para a idade que tinham ,e deixaram de o fazer.

    Uma observação para os pais: As mandálas são optimas para trabalhar a concentração e o poder de focalização de cada um. Poderá também desenvolver características como aumento de confiança e elevar a auto-estima das crianças.É estudado em crianças com hiper-actividade, principalmente.

    Como?

    Após a criança ter realizado um traço, que não combine, que não goste ou que em sua opinião esteja mesmo um desastre; tentamos como primeiro objectivo que não rasgue o papel, mas sim que aproveite o que está feito e construa algo positivo, e passem a gostar. Portanto, imaginam o que intrigava os chineses num regime tão militar, terem crianças a ficarem muito autónomas!
    Pois bem! Podem encontrar as espirais à venda na loja Imaginarium, penso que a caixa mais pequena seja no valor de 10 euros.
    A criança deve achar o centro da folha e a partir dai, desenhar a mandála fazendo simetrias, do centro para fora (do seu interior para o exterior). Só assim cresceremos, conhecendo-nos, para conhecermos o outro, percebendo que cada um não é mais do que a extensão daquele que nos rodeia.....

    Beijinhos para todos e paz para todos

    Vânia Rodrigues

    ResponderEliminar