
A organização da sala, à frente descrita, permite o trabalho integrador que se pretende para as aprendizagens no 1º ciclo do ensino básico. Os espaços criados e a disposição dos instrumentos didácticos facilitam a gestão diversificada do currículo, permitindo às crianças e em determinados momentos, uma certa autonomia na realização das tarefas.

Como as crianças participam na organização e gestão do espaço

Estruturação dos espaços
O espaço está organizado em cinco áreas: área da matemática; área de leitura e escrita; área das ciências; área da organização e da pilotagem e a área das Expressões.

A primeira actividade diária a desempenhar com a participação directa dos alunos é a elaboração do plano diário e, no final de cada dia, encerra – se com um breve balanço das actividades realizadas.
Tendo em conta o contrato educativo já estabelecido, decorrente da apresentação do currículo sob forma de listagem de competências e conteúdos, existem tempos estruturantes do currículo que a professora apresenta nos primeiros dias e que se tornam em rotinas de trabalho. São eles: as reuniões de Conselho de Cooperação da turma; o trabalho em projectos; o tempo das comunicações; o trabalho de estudo autónomo, o Ler, contar e mostrar.
A estes tempos de desenvolvimento das aprendizagens, juntam – se outros com uma dimensão mais variável, que é o caso dos tempos para trabalho de texto, para sessões colectivas de Matemática e para sessões colectivas de Expressões.
A par de tudo isto, a planificação semanal, esta definir – se – à em forma de agenda semanal, negociada com os alunos no início de todas as semanas e avaliada no final destas.

O início das actividades de cada dia faz – se em conselho de turma, onde cumpridas algumas tarefas importantes para o desenrolar do trabalho diário, realiza-se o ler, contar e mostrar, seguido da elaboração do plano diário. É um

Na segunda – feira, o Conselho prolonga – se um pouco mais já que, são distribuídas as responsabilidades, planeada a semana e negociados alguns lugares onde se sentam os alunos.
Por fim, à sexta – feira o Conselho prolonga - se também um pouco mais, devido à avaliação do plano individual de trabalho, leitura da acta anterior e do diário de turma.
Este último instrumento, colocado semanalmente ao acesso de todos e organizado em quatro colunas (gostei, não gostei, fizemos e sugestões), serve, sobretudo, para os alunos e professora registarem ocorrências positivas e negativas, realizações colectivas e individuais, e igualmente, propostas variadas.
Neste sentido, chegada a sexta – feira e com uma disposição do espaço apropriado, com a gestão do presidente e do secretário e com o apoio discreto da professora, é debatido o que ficou escrito sem lugar para julgamentos, mas sim para que, em consenso, se decidam as regras de vida e orientações a tomar de futuro.
Tempo de Estudo Autónomo e Trabalho de Projecto
Como tempo forte de diferenciação cooperada do ensino e dos modos de aprendizagem, no trabalho de estudo autónomo, os alunos guiam – se por um plano individual de trabalho planificado no início de cada semana. Nele regista – se a previsão das actividades de estudo, de treino e de produção, tendo em vista as necessidades de cada um na aprendizagem do currículo escolar. Ao longo da semana, consoante o realizado, as crianças vão dando baixa das actividades e a professora, através de um processo de ensino interactivo, apoia os alunos que revelam dificuldades em determinadas áreas de aprendizagem. No final da semana, após a contabilidade das actividades realizadas, cada aluno regista a sua auto – avaliação e, em Conselho de Cooperação, ajuíza – se o trabalho realizado e definem – se orientações a ter em conta nos planos da semana seguinte. Cruzando com os outros instrumentos de pilotagem e, sobretudo, através da análise constante do domínio de cada um dos conteúdos e competências do programa, negoceiam – se também as parcerias e apoios necessários.
Logo que as crianças dominaram minimamente a escrita, foi introduzido um Plano Individual de Trabalho, elaborado no início da semana, tomando em conta o Plano Semanal.

Sessões colectivas
Por sessões colectivas entendam – se, desde já, por tempos de actividade complementar do desenvolvimento curricular.
A revisão de texto ocorre em três tempos de uma hora cada e define – se como um momento importante de apoio ao desenvolvimento da escrita. Trabalha – se sobretudo a organização textual e o estudo da gramática. Todas as semanas é elaborado um texto de um aluno no quadro e em interacção, são registadas todas as descobertas e sugestões a realizar no texto em causa. Num segundo momento, o texto é passado no computador e é colado no caderno de leitura de cada um. As crianças realizam igualmente uma ficha de consolidação construída pela professora que também colam no referido caderno de leitura.

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